A revista Laços, publicação periódica da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, surgiu em 1988. Tinha então um formato artesanal e era difundida trimestralmente às associadas.

 

Lacos1

 

“LAÇOS” título forte pelo seu simbolismo, poético pela imagem e ternura que inspira. Primeiro número de uma série, que esperamos de muitas mais.
A ideia do lançamento de uma revista esteve presente no nosso espírito; primeiro foi o sonho; depois tomou forma e logo tornou-se realidade.
Era importante criar um elo vivo de comunicação e de união para “trocar ideias e experiências, divulgar informações, promover encontros e intercâmbios, evocar lembranças e sonhos futuros – para estarmos mais perto”, para sermos mais fortes.
De facto somos tantas! Tão diferentes! Em tantos quadrantes!... que nos parece importante tomarmos consciência desse facto para que da nossa diferença e da nossa união nasça uma vaga de amizade e confiança no seio da qual possamos encontrar: coragem para as lutas; consolo para as contrariedades; apoio e incentivo para a nossa vida de todos os dias e para o nosso lugar de Mulher.
[Maria Rosete Milheiro 117/1952]

Capa e transcrição da “mensagem” de entrada da primeira edição da “Laços”, a revista da Associação, fundada em 1988. O original deste número foi integralmente feito à mão, em stencil, no formato A4, fotocopiado e agrafado para distribuição.

 

Teve a sua primeira edição impressa em 1992 e a contracapa replicava o tecido quadriculado das batas das alunas do Instituto de Odivelas. Assinalando o seu 20.° aniversário, a revista apareceu em 2008 com um novo visual e passou a incluir imagens a cores. Ao longo dos anos, a revista foi alterando as rubricas e diversificando os artigos publicados, geralmente da autoria de antigas alunas do Instituto de Odivelas, mas também de colaboradores e amigos da AAAIO.

                                               Lacos2     Lacos3     Lacos4  

Lacos5

 

 

Em 2022 a Laços mudou novamente de aspecto e passou a ser disponibilizada gratuitamente às associadas apenas em formato digital. A versão em papel, agora em formato A4, mantém-se exclusivamente para assinantes.

 

Disponibilizamos aqui a lista dos números já publicados, para consulta dos respectivos índices e editoriais. O acesso às revistas completas só é possível para associadas e assinantes, através da Área Reservada.