“Mulheres na Ciência” é um livro que reúne continuamente retratos e brevíssimos currículos de mais de 100 investigadoras portuguesas em diversas áreas. Representando 45% do total de investigadores do nosso país, as mulheres cientistas têm desenvolvido um trabalho notável, fundamental para o progresso da ciência e tecnologia registado nas últimas décadas.

Entre as distinguidas nesta bonita obra merecem particular destaque as antigas alunas do I.O. Ana Maria Lobo (Química Orgânica), Hermínia de Lencastre (Geneticista), Maria João Marcelo Curto (Química), Maria José Calhorda (Química) e Rita Marquilhas (Linguista).

 

Integrado nas comemorações dos vinte anos do programa “Ciência Viva”, o livro foi lançado no dia 8 de Março de 2016 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Na mesma ocasião foi inaugurado um módulo expositivo digital das fotografias incluídas no livro e da autoria de cinco fotógrafos, também portugueses: António Pedro Ferreira, Clara Azevedo, Daniel Rocha, José Carlos Nascimento e Luísa Ferreira.

 

Mais notícias